terça-feira, 25 de outubro de 2005

Medo, desconfiança e indiferença....



A vitória do Não no referendo me fez pensar no que levaram as pessoas a pensar que estariam mais seguras tento uma arma em casa...

Apesar de eu ter gostado da vitória, não achei q o Não fosse ganhar...

3 sentimentos parecem decisivos para esse resultado....

1 - Medo: o Brasil é inseguro e as pessoas acham q é melhor ter uma arma para se proteger, ou ao menos fazer com q os bandidos pensem nessa possibilidade antes de invadir uma casa.

2 - Desconfiança: o Estado não é capaz de garantir a segurança. O indívudo pode contar apenas consigo mesmo (e olhe lá...)

3 - Indiferença: Os dados sobre homicídios por armas de fogo foram bastante divulgados durante a campanha e uma boa parte da população sabe q a maioria ocorre por motivos fúteis em brigas entre amigos, conhecidos e parentes, acidentes com crianças etc. Mas essa não foi a questão do referendo. Sejamos francos: as pessoas não se importam com o que acontece com as outras, só com o que se passa em seu círculo íntimo...

Poderia ser diferente?

Bom, essa fpoi a primeira fez q eu votei (E sei lá, mas me senti importante por isso), sempre vi as pessoas reclamando por terem essa "obrigação", eu sempre quis votar (só não fiz issu antes por falta de vergonha na cara de it lá tirar o título), mas sempre achei q decidir quem vai ficar no gorverno era um direito meu, e não uma obrigação.... e ontem, depois de anos esperando a minha oportunidade de votar e de poder mudar alguma coisa; meu sentimento foi de total impotência. Quando finalmente tive a chance de mudar algo preferi me convencer de q não vale a pena mudar, porque "esse algo" por si só não seria suficiente para mudar o resto.

Tenhu q confessar q política nunca foi o meu forte, e não é ate hoje... me sinto meio alienada as vezes... mas esse ano, com a minha entrada na faculdade percebi que isso é importante, e q a pior coisa pra quem não se interessa por politica, é ser governado por quem se interessa....

"Hoje você é quem manda

Falou, tá falado

Não tem discussão, não.

A minha gente hoje anda

Falando de lado e olhando pro chão.Viu?

Você que inventou esse Estado

Inventou de inventar

Toda escuridão

Você que inventou o pecado

Esqueceu-se de inventar o perdão."

Parte de uma música de Chico Buarque, muito boa, escrita na época da ditadura, onde as pessoas, apesar de viveram um país onde não tinha o livre arbítrio (ou até por causa disso mesmo), ainda saiam na rua e protestavam por aquilo q desejavam.... o q nos tornamos? Covardes??

5 comentários:

Anônimo disse...

oláá kaka!
mt phodda oq vc escreveu sobre o referendo..
eu não tive a oportunidade de votar pq não tirei meu título ainda ;/
queria mt votar .. iria votar NÃO!
que bom que ele ganhou.. tava com receio do SIM ganhar.. ;/
te adoro..
;***

Anônimo disse...

Nossa.... bem profundo o que vc escreveu hein!? Concordo plenamente com vc quando diz que o pior do que não se interesar pela política é ser governado por alguem que se interesa!!!

Bom é isso!!!

Bjão bem grande pra vc!!!

Fui...

Anônimo disse...

Fala Ká, muito interessante o q vc escreveu, concordo com vc em quase todos os aspectos, mas essa vontade d votar irá acabar, basta vc kerer saber o q ocorre por trás d tudo, q essa vontade logo passa, eu tbm votei NÃO, entaum é issu, Bjão!!!

Anônimo disse...

Assino embaixo em tudo que está escrito, até mesmo porque no início também me senti da mesma forma ao votar... Aquele sentimento juvenil ao achar que poderia mudar as coisas ao meu redor através da política é sem igual! Até que descobrimos que o sistema todinho é viciado e que quando votamos, não importa quem entra e quem sai, TODOS vão seguir a cartilha dada pelos poderosos que dominam o mundo... Quando a proposta aqui nesse país é de que todos votem obrigatoriamente, é para garantir que as pessoas alienadas da política votem naqueles que os senhores que dominam o capital mundial tem interesse que estejam no poder...
Mas como isso você e uma pá de brasileiros devem estar careca de saber, prefiro escrever que fiquei muito contente com a vitória do não nas urnas, pois isso indica uma maturidade maior das pessoas na hora de votar. Nâo olharam para um bando de atores fazendo anúncio na TV e nem caíram naquela ladainha de "diga sim a vida". Finalizo dizendo que o conhecimento é libertador e somente através dele que poderemos um dia sonhar em ser uma grande nação, e não uma nação grande. Beijos, KK!

Anônimo disse...

DESABAFO

Já que o assunto é política, da uma lidinha nisso aqui...

"Em relação ao patriotismo eu posso falar com dores profundas no meu coração que TENHO VERGONHA de ser brasileiro, não me orgulho da historia da formação deste país que foi vergonhosa desde o modelo de colonização, imposta pelos malditos portugueses ate a palhaçada da pseudo-independência.
Envergonha a falta de união deste povo, dos analfabetos políticos e funcionais que somente pensam em SAMBA, CERVEJA, BUNDA E FUTEBOL E ESTUFAM O PEITO COM ORGULHO FALANDO QUE DETESTA POLITICA ignorando o fato que decisões políticas controlam o preço da pinga e do leite que o mesmo ignorante compra pra levar ao barraco onde mora.
Da falta de sensibilidade e compaixão com o próximo,DO EGOÍSMO, EGOCENTRISMO e da indiferença das classes privilegiadas com a população mais carente que acham estar no DIREITO de possuírem o mesmo padrão de consumo e de ostentação das Elites do Primeiro Mundo. Daquela maldita frase "você sabe com quem esta falando?" sabe quem é meu pai ou de quem sou filho? MALDITOS SEJAM ESTES BURGUESES ARBITRARIOS E ELITISTAS. Da deficiente contra partida que o governo nos oferta mediante pagamentos confiscatórios de tributos escandalosos (taxas,impostos,contribuições de melhorias e empréstimos compulsórios), do orgulho que alguns brasileiros idiotas ostentam e mostrar que possuem um sobrenome estrangeiro ou um carro do ano, da arrogância da elite política e econômica deste pais que considero mais nociva e hedionda que a dos Eua e Europa, dos partidos políticos da esquerda burra deste pais. Dos NEFASTOS políticos populistas filhotes da ditadura (ACMs,Collors,Severinos, Lulas, etc) que se sustentam no poder com a desgraça da população (principalmente do nordestino e do negro),Do fato de aproximadamente 50% (uns 90 milhões) dos Brasileiros viverem com um salário mínimo(IBGE)
Me envergonho da violência e corrupção desta sociedade ignorante, débil, Enfadonha, doente, esquizofrênica. e hedionda.

Temos uma IMPRENSA MEDIOCRE e comprada.
Os Quatro Poderes desta Republica de Bananas que são os Poderes Executivo, Legislativo,Judiciário e Moderador...a REDE GLOBO, nessa Pseudo-Democracia(Democradura)
(Como nos tempos do Império!!!)
IMPUNIDADE AOS CORRUPTOS e demais membros da elite política e econômica que nunca são julgados por seus atos. Das crianças que passam fome nas ruas pedindo esmolas como animais e são discriminados por este governo estúpido e suas instituições falidas.
A IGNORÂNCIA do Brasileiro é gritante, muitos pensam que o hino da CBF é o Hino Nacional, pois só é lembrado e cantado em partidas de futebol . Também, ultimamente o futebol tem sido para o brasileiro o único referencial de auto-afirmação (muito pouco não acham???) Aos domingos já não consigo ligar a televisão, pela (falta de)qualidade da programação....

NOSSA Constituição Federal, Carta Magna HIPÓCRITA E MENTIROSA pregando que "TODO O PODER EMANA DO POVO" mas na verdade, o PODER NO BRASIL EMANA DAS ELITES.
Do artigo 5 da mesma CF e seus incisos que não passam de uma piada fictícia, pois seus preceitos não são cumpridos, como direito à Saúde, Segurança, Alimentação, Moradia.... Como é possível, este pais é ENORME, um continente, o que seria esta porção geográfica chamada Brasil nas mãos dos alemães,japoneses ou Israelenses? Alemanha e Japão foram destroçados há 50 anos atrás na 2a Guerra e se tornou um exemplo de DESENVOLVIMENTO Humano, Cultural,enfim, "Ordem e Progresso".
O centro da bandeira Brasileira não deveria ter inscritos "ORDEM E PROGRESSO" Mas sim...Ordem É Progresso pois se um Estado possui ordem ele atinge o progresso!!! Isto deveria ser inserido na mente da população desde cedo, por um sistema educacional eficaz, coisa que não é praticado aos povos ignorantes de origem sul-americana.

Como diz a propaganda do governo federal, "O MELHOR DO BRASIL É O BRASILEIRO", que aceita sorrindo toda esta palhaçada."